Bilinguismo e Leitura 

                Longe do Brasil, em algum lugar do mundo, um novo brasileirinho esta prestes a nascer. Os hormônios estão a mil, assim como a preparação das roupinhas, do quartinho, etc. Nesse misto de emoções e preparativos, surgem algumas perguntas importantes:

 

            Qual idioma ensinar a esse bebê?

                  Será que vale a pena ensiná-lo o Português? 

                         

                     Como ensiná-lo se somente eu falarei essa língua com ele?

                             

                               Será que só "falar" é suficiente?

 

                                        O que é esse tal de OPOL?

                São questões importantes que fazem parte da estratégia linguística escolhida por cada família! Algumas vezes nem pensamos a respeito disso, mas é interessante estar atento desde o início a esses questionamentos, entender o bilinguismo, tomar uma decisão e saber mantê-la! Já pensou quantos laços de família correm o risco de se destruir caso a criança não consiga se comunicar com a família no Brasil? Será que essa criança se sentirá à vontade para brincar com os priminhos sem compreender ou falar a mesma língua que eles? Como será a relação com seus avós caso haja uma barreira de idioma entre eles?

 

               Pois é, é uma decisão bem séria e que envolve o futuro dessa criança, da sua família e até da sua relação de proximidade com o Brasil.  Caso não aprenda o Português, essa criança terá "perdido" a oportunidade de ter um idioma a mais, além de todos os benefícios cognitivos do bilinguismo!

 

               Nem sempre é fácil criar um filho bilíngue, nós sabemos por experiência própria, mas com certeza é o MELHOR para seu filho e sua família! Estamos aqui para auxiliá-lo nesse processo de duas formas:

 

         Ler em Português para nossos filhos é uma poderosa ferramenta na construção da identidade dessas crianças! A mensagem que passamos é de valorização da nossa identidade, do nosso idioma, além de ser comprovado que as emoções e sentimentos são transmitidos com maior intensidade na língua materna. 

       1

 

     Fornecendo livros de qualidade, específicos para a idade do seu pequeno ou pequena, para que a leitura em família seja um momento prazeroso, lúdico e também de muito aprendizado

                          2

      Fornecendo suporte aos assinantes do Clube, por meio de uma sessão de Perguntas e Respostas sobre bilinguismo.      

    Os pais poderão enviar suas dúvidas sobre bilinguismo e estas serão respondidas por uma fonoaudióloga brasileira e enviadas mensalmente a todos os assinantes, disseminando conhecimento sobre o tema.